event

Apresentação de Leitura Encenada de "Ode Marítima" de Álvaro de Campos

Oct

A Apresentação de Leitura Encenada de “Ode Marítima” de Álvaro de Campos vai decorrer no dia 24 de Outubro, das 19h:15 – 20h:30, no Auditório Don Bosco do Campus da Ilha Verde.

Sinopse:

Na Ode Marítima, solitário entre a multidão da grande cidade, o poeta chega ao cais e vê “pequeno, negro e claro, um paquete entrando”. A partir dessa visão, o poeta viaja no tempo e no espaço, recupera fugazmente a própria infância. O poeta empreende uma exaltada viagem imaginária que supera tempo e espaço e o transpõe a um mundo, onde os limites parecem ser a piedade por aqueles a quem o poeta sonha causar dor, a infância perdida que invade o poema, reclamando seu latifúndio de fantasia, e o tédio, esse eterno companheiro de quem substitui a vida pelo pensamento sobre a vida.

O poema “Ode marítima”, do heterónimo Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, é um texto grandioso, situando-se como um dos mais representativos da obra do poeta.

Sobre o Intérprete:

Manuel Wiborg nasceu em Lisboa em 1968. No Teatro interpretou e encenou autores clássicos e contemporâneos tais como: Brecht, Shakespeare, entre muitos outros. Fundou e é director artístico das companhias de Teatro Actores Produtores Associados e Teatro do Interior.

Em 1992 recebeu o prémio de Melhor Interpretação Masculina no Festival Internacional de Cinema de Dunquerque e trabalha desde 1991 regularmente em televisão. Em 2001 ganhou o Prémio Revelação Ribeiro da Fonte, atribuído pelo Ministério da Cultura.

Tem sido ao longo de toda a sua carreira um leitor público de poesia de poetas como Cesário Verde, Camões, Sophia de Mello Breyner, Fernando Pessoa, Camilo Pessanha, entre muitos outros.

Ficha do Espetáculo:

• Tradução de Weimin Zhang
  • Imagens de Pinturas de William J.M.W. Turner
  • Som de André Pires
  • Composição Gráfica de Álvaro Rosendo
  • Legendagem em Língua Chinesa
  • Produção do Teatro do Interior

Apoios:

• República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes
  • IPOR
  • Fundação Oriente

Detalhes: